top of page
  • Foto do escritorCristiane Nunes

A Noite Escura da Alma

Lembro-me do dia em que decidi pedir demissão do meu emprego e, então, atravessei a “noite escura da alma”. Eu me sentia completamente drenada e murcha. Parei o que estava fazendo no momento, no meio de mil e uma obrigações, sentei num banco e me veio muito forte: “Não aguento mais, chega. Não dá mais para continuar”.



Eu não tinha muita coisa planejada, um plano B perfeito, mas estava no meu limite de saúde mental, emocional e energética. Essa decisão me deu um alívio, me senti feliz com ela. Já atendia com Tarot & Astrologia na época, então, isso virou minha prioridade.


Por estar “seguindo meu propósito” tudo deu certo e foi incrível?! Não. Nem um pouco. Os caminhos tortos também fazem parte do dito propósito.


Na verdade, comecei uma fase bem difícil. Quebrei muito a cara, tive muito medo e insegurança, não estava com o financeiro preparado para uma mudança brusca, acordava no meio da noite preocupada, e tive que renunciar a muita coisa que estava acostumada. Era como uma fase de “provações”, porque tive que reformular todos meus valores e prioridades na vida.


Tava tudo dando errado naquele momento, era a chamada “noite escura da alma”. Na espiritualidade, essa fase lhe força reconectar com sua fé & verdade. Assim como o Arcano do Pendurado.


Às vezes, a gente demora tanta para fazer ouvir-se e certas mudanças, que ultrapassa todos os limites internos, e acabamos indo pela dor. O esgotamento chega para virar uma chave por dentro.


Você não precisa chegar nesse ponto. Perceber se o que está presente na sua vida – trabalho, amigos, relacionamento, convívio familiar, rotina... – está alimentando ou drenando sua energia é um indicativo. Se você está permanentemente esgotada, existe algo de errado. E vale lembrar que uma área da vida afeta a outra, porque não somos divididas em gavetas, somos uma só.


Mas caso esteja vivenciando a noite escura da alma, lembre-se que depois dessa fase sempre há uma abertura, a luz irradiando para um novo dia. Não tenha medo de atravessar o escuro. É nele que você vai aprender a olhar pra dentro e descobrir seus tesouros, já que não há luminosidade fora.

Posts recentes

Ver tudo

bottom of page